“ Qualquer forma de arte é um livro a mais na estante” - Jésus Sêda
Jesus Sêda é artista plástico na aréa de comunicação e teatro, atua com produção de bonecos há 32 anos e desde 1984 trabalha como free lancer na TV Cultura. Seu primeiro trabalho na emissora foi com o programa infatil Bambalalão, no qual ganhou oito prêmios do APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). E um dos seus principais triunfos profissional, é com a turma do Castelo-Rá-Tim-Bum: Mal, Godofredo, Celeste Gato, Adelaide, etc. Que até hoje diverte adultos e crianças na TV.
Entre seus trabalhos também está o Jacaré do programa Terra da Gente, que ele acreditava que não duraria um ano no ar e agora o boneco é um “âncora” no programa.
Jésus também tem uma opinião muito bem formada sobre a comunicação, segundo ele, nós, futuros comunicadores, devemos transmitir nossas opiniões através do lúdico, fazendo com que as pessoas se atentem mais ao assunto que está sendo transmitido e as formas de comunicação podem ser através de charges, caricaturas e dos bonecos. Ele nos fala que Monteio Lobato criou o primeiro personagem lúdico no Brasil, que é a famosa Emilia do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Ele lembra que na época da censura, Lobato era preso por escrever artigos contra o regime da época, foi quando criou a Emília como uma forma de expressar sua opinião. Jésus fala que não podemos nos basear pela Emilia da Rede Globo e sim na personagem que existe no livro “Reinações de Narizinho”, onde ela é muito mais opinativa, do que em seu personagem na TV.
Jésus afirma que não podemos viver sem o lúdico, que é isso que nos trás a emoção: “Claro que não podemos ser lúdicos sempre, mas por tudo que passamos, merecemos um pouco de distração e diversão, portanto não levem tudo a sério, senão vão ficar pirados e terão um infarto antes de completarem seus 50 anos de vida”.
Para maiores informações, entrem em contato com Jésus através do e-mail: hugoseda@hotmail.com.
3 comentários:
O Jésus Sêda é encantador, a oficina/palestra foi excelente e os bonecos são MARAVILHOSOS!
Quem não foi perdeu!
abraço,
Andréa
Isso é fra fazer fusquinha poa quem queria ir e não podia????;0)
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem sabe a próxima semana é aberta ao público.
Valeu!
:o)
Postar um comentário